Nesta sexta-feira (11), pelo menos 2,3 mil pontos seguem sem energia elétrica na área de concessão da CEEE Equatorial. O problema é registrado, em grande parte, desde domingo (6), quando os primeiros temporais atingiram a Região Metropolitana.
Segundo a empresa, há casos concentrados na Centro Sul e na Grande Porto Alegre. Do final da tarde de quinta-feira (10) até o fim da manhã desta sexta-feira foram 7,7 mil pontos restabelecidos.
Apesar disso, centenas de pessoas ainda relatam prejuízos gerados pela falta de energia. É o caso de Washington Rocha, morador do bairro Viamópolis, em Viamão. Ainda no sábado (5) uma chuva menos intensa atingiu a região, o que foi suficiente para derrubar um disjuntor em um poste na Travessa Rondônia, onde mora. Desde então, a energia não foi totalmente restabelecida e quando volta, fica apenas em meia fase.
— Já perdemos todos os alimentos perecíveis. Não temos condições de ligar um aparelho ou tomar banho quente. Um vizinho nosso teve um AVC (acidente vascular cerebral), se encontra acamado e com dificuldades.
No bairro Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre, moradores da Rua Piratiniga sofrem com a falta de luz desde as 16h do último domingo. Luís André Soares Machado conta que a CEEE Equatorial compareceu ao local pela última vez somente dois dias após, na terça-feira (8), mas os técnicos não resolveram o problema.
— Eles estiveram aqui, fizeram algumas anotações, mas não voltaram mais. Já perdemos todos os alimentos da geladeira e tenho filhos que trabalham e estudam homeoffice e que não estão conseguindo fazer nada nessa semana – desabafa.
Conforme a concessionária, não é possível estabelecer um prazo para normalização total dos pontos desabastecidos. A explicação se dá pelo fato de que cada caso possui a uma complexidade e que algumas situações demandam mais tempo, pela dificuldade de acesso.
A RGE informa que atende apenas a casos pontuais na sua área de concessão e que a maioria dos clientes já está com energia elétrica restabelecida.