Incêndios florestais na Província de Corrientes, na Argentina, estão ativos durante toda a semana e afetam a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Fumaça e partículas de fuligem estão impactando cidades próximas ao país vizinho.
Em Uruguaiana, o Corpo de Bombeiros recebeu, ao longo da tarde desta sexta-feira (11), diversas ligações de moradores preocupados com eventuais focos de fogo no município. O centro é o mais afetado, mas, na BR-472, que dá acesso à cidade, a fumaça já era visível.
De acordo com o site argentino Cadena 3, as localidades de Concepción III, San Miguel, Curuzú Cuatiá e Ituzaingó são as mais afetadas, com focos sendo combatidos com auxílio de quatro aviões.
O mesmo problema da fumaça já está afetando Itaqui, que fica 100 quilômetros ao norte de Uruguaiana. Os bombeiros também receberam ligações de moradores nesta sexta-feira.
— As ligações vinham de moradores preocupados com incêndios em áreas da cidade e do meio rural. Fizemos vistorias e nada foi encontrado. Além disso, a umidade do ar está em 26%, muito baixa, o que torna a situação mais crítica para as pessoas e eleva a sensação de fumaça mais densa — disse o soldado Adriano Silveira, do Corpo de Bombeiros da cidade.
A orientação é para que as pessoas se afastem dos pontos onde há maior concentração de fumaça e evitem atividades físicas ao ar livre. Além da baixa umidade do ar, forte calor afeta a região. No final da tarde desta sexta, fazia 36°C em Itaqui e 39°C em Corrientes. Há previsão de chuva para o lado gaúcho, o que poderá amenizar o problema.