A Brigada Militar vai abrir uma sindicância para apurar a queda de um helicóptero da corporação na manhã desta quinta-feira (10) em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Já a análise das causas será conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB). Não há prazo para conclusão desses trabalhos.
O acidente ocorreu durante voo de instrução em aeronave de treinamento da Brigada Militar, no aeroporto do município. Durante a finalização de uma manobra simulada de emergência, próximo ao solo, os pilotos não conseguiram recuperar a altitude e tombaram com a aeronave, segundo informação divulgada pela BM. Ambos tripulantes, um tenente-coronel e um major, sofreram ferimentos leves.
Investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), órgão regional do Cenipa, estiveram no local do acidente. Conforme a FAB, os investigadores retiraram partes da aeronave para análise e ouviram relatos de testemunhas.
A investigação, segundo o Cenipa, pretende prevenir outros acidentes com características semelhantes. A aeronave acidentada, matrícula PR-CEU, é um helicóptero Schweizer 269C-1, fabricado em 2007 e adquirido pelo governo do Rio Grande do Sul em 2010. O aeroporto local, onde ocorreu o incidente, já foi reaberto para operações.