O lançamento oficial da Operação Verão no Rio Grande do Sul irá ocorrer às 10h deste domingo (19) na Avenida Beira-Mar de Capão da Canoa, no Litoral Norte. No ano passado, devido às regras mais rígidas do distanciamento social por causa da pandemia, não houve a cerimônia.
Somente na área de segurança, como policiamento, investigação e guarda-vidas, o efetivo de reforço previsto é de cerca de três mil pessoas.
O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, que também coordena a Operação Verão, Ranolfo Vieira Júnior, irão participar do lançamento oficial no litoral. Com isso, a ação conjunta inicia oficialmente domingo e se estende até 6 de março de 2022.
Estarão envolvidos mais de 30 secretarias, órgãos e entidades para reforçar os serviços no litoral norte e sul durante o veraneio, além da atuação de guarda-vidas também em praias do interior gaúcho.
Segurança
Na área da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por exemplo, os bombeiros deverão ter 966 guarda-vidas. O número total é previsto conforme o reforço dos civis temporários. Serão 209 postos de salvamento no Litoral Norte e 30 no Sul. Além disso, haverá ainda 36 guaritas em águas internas do Estado. Mas o atendimento à população não será só para banhistas. Haverá mais 57 bombeiros atuando somente para combate a incêndio, resgate pré-hospitalar e prevenção de incêndio. O Corpo de Bombeiros Militar já está com atividades em algumas praias desde outubro deste ano com ações nos finais de semana e feriados.
Em relação ao policiamento ostensivo da Brigada Militar, haverá reforço de 1,1 mil policiais militares. Outros cem irão atuar diretamente na fiscalização das rodovias estaduais. A Polícia Civil, que terá 776 agentes e delegados atuando, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) também terão efetivo reforçado no litoral durante o veraneio.