Por volta de 18h desta terça-feira (30), o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, chegou à Tenda do Cuidado, em Porto Alegre, para aguardar sobreviventes e famílias das vítimas do incêndio na boate Kiss. O espaço receberá os parentes durante todo o julgamento, que começa nesta quarta-feira (1º), e foi montado junto a um estacionamento da EPTC, localizado em frente ao Foro da Capital, na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto.
Cerca de 40 familiares chegaram em Porto Alegre por volta das 19h. Eles embarcaram em um ônibus em frente à Catedral Metropolitana de Santa Maria sob aplausos e após uma homenagem com balões brancos soltos ao céu para acompanhar o julgamento de quatro acusados..
— A nossa equipe acompanhou a saída deles (familiares) lá de Santa Maria. A nossa missão era construir essa relação com as famílias. Este momento, de início do julgamento, é o mais delicado, quando eles começam a reviver tudo o que aconteceu — disse Pozzobom.
Na sequência, chegaram ao local o subprocurador de Justiça Institucional do Ministério Público do RS Júlio César de Melo, a coordenadora do Centro de Apoio aos Direitos Humanos, Gisele Monteiro, e da subprocurador jurídica Angela Rotunno.
— É um trabalho coletivo para bem acolher os familiares e sobreviventes. É o mínimo que poderíamos fazer — disse Melo.
No local, os familiares poderão descansar e receberão alimentos até o fim do julgamento, que pode durar até duas semanas. Na tenda, há sofás, mesas, cadeiras e haverá atendimento psicólogico para as famílias e vítimas.
A tenda foi montada na manhã desta terça-feira pelo Exército, com apoio da prefeitura de Porto Alegre, que está organizando a estadia das famílias na Capital.