Os professores e alunos do Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider, conhecida como Escola Pedrinho, receberam visitas inusitadas na última terça-feira (9). Três bois entraram no pátio da escola, localizada em São Leopoldo, no Vale do Sinos, e permaneceram na instituição até a chegada da Guarda Municipal, que fez a retirada dos animais.
Conforme o vice-diretor da instituição, Vinicius Vilella, os bois devem ter entrado pelo estacionamento no início da tarde, quando os professores estavam chegando na escola. Inicialmente assustados, eles foram se acalmando e interagindo com os funcionários e alunos.
— Os três chegaram aqui assustados e cansados. Nós demos água, colocamos um capim para eles comerem e foram ficando menos ariscos. Decidimos fechar os portões e mantê-los aqui por questão de segurança, já que poderiam causar um acidente ou atropelar alguém — relatou o diretor.
Conforme o inspetor-chefe do Grupamento de Defesa Ambiental de São Leopoldo, Emerson dos Anjos, a origem dos bois e como acabaram chegando à escola permanecem um mistério.
— Temos uma suposição sobre o local de onde os bois possam ter escapado, que é no bairro São Miguel, nas imediações dos fundos de uma escola de samba localizada na Rua São Domingos. A partir disso, não possuímos qualquer outra informação que tenha chegado até o nosso Centro de Comando e Monitoramento — afirmou.
A Secretaria Municipal de Proteção Animal esteve no local e constatou que os animais não tinham nenhum ferimento, estavam bem fisicamente e em bom estado nutricional.
Os bois foram levados até um local na zona rural do município e ficaram sob tutela de um fiel depositário até que o dono reclame a posse dos bovinos. A única dificuldade foi colocar o trio no reboque.
— Eles gostaram tanto daqui que não queriam ir embora. Quando o pessoal da Guarda tentou levá-los, acabaram fugindo e indo para os corredores da escola. No fim, acabou dando tudo certo — brincou o vice-diretor.