A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) anunciou, na noite de quarta-feira (27), os vencedores do Prêmio de Jornalismo Amrigs 2021. Em solenidade realizada em Porto Alegre, na data que marca os 70 anos da entidade, cinco jornalistas se destacaram por trabalhos para o Grupo RBS, aparecendo em todas as categorias do prêmio.
Em rádio, Eduardo Matos, repórter da Gaúcha, ficou em primeiro lugar com a reportagem "Um ano de isolamento: como anda a saúde de crianças e adolescentes". Em TV, os repórteres da RBS TV Francieli Alonso e Giovani Grizotti conquistaram primeiro e segundo lugares. Francieli foi reconhecida com o primeiro lugar com a matéria "Mamografia x Vacina covid: qual a relação entre elas", já Grizotti levou o segundo com "Médico Abusador".
O jornalista investigativo também foi reconhecido em segundo lugar, concorrendo em mídia online, com a matéria "Balconistas de farmácias recebem comissão de laboratórios para indicar medicamentos e vitaminas a clientes, revela reportagem", publicada no G1 RS. Na mesma categoria, Aline Custódio ocupou a terceira posição com "Poderão faltar psicólogos e psiquiatras: saúde mental caminha para crise após pandemia".
Em jornal/revista, o Caderno Vida especial um ano de pandemia, uma produção de Guilherme Justino, foi o grande vencedor. Já na segunda posição, a matéria "Uma Cidade Hospital", da jornalista Aline Custódio foi reconhecida.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas para celebrar as sete décadas da Amrigs. O prêmio tem como objetivo reconhecer conteúdos jornalísticos sobre medicina veiculados em rádio, TV, online e impresso, publicados entre 1º janeiro de 2021 a 10 de agosto 2021. Ao todo, foram 32 trabalhos inscritos nas categorias TV, online, impresso e rádio.
A composição da comissão julgadora foi formada por médicos e jornalistas. Entre eles, o presidente da ARI, José Nunes; a diretora da ARI, Laura Gluer; o diretor de Comunicação da Amrigs, Marcos André dos Santos, o presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr., e o diretor Científico e Cultural da Amrigs, Guilherme Napp.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores
Categoria: Rádio
- 1º lugar - Um ano de isolamento: como anda a saúde de crianças e adolescentes. Jornalista: Eduardo Matos (Rádio Gaúcha)
- 2º lugar - Os reflexos da ausência do ensino presencial na saúde das crianças e adolescentes. Jornalista: Felipe Fonseca Machado (Rádio Difusora)
- 3º lugar - Na Linha de Frente: a atuação médica nas UTIs em tempos de pandemia. Jornalista: Everton de Souza Calbar Junior (Rádio Guaíba)
Categoria: Televisão
- 1º lugar - Mamografia x Vacina covid: qual a relação entre elas?. Jornalista: Francieli Alonso (RBS TV)
- 2º lugar - Médico Abusador. Jornalista: Giovanni Antonio Grizotti (RBS TV)
- 3º lugar - Caso Klaus: cobertura jornalística especial. Jornalista: Mônica Rossi (SBT)
Categoria: Mídia Online
- 1º lugar - Informação ética a favor da medicina em tempos de pandemia. Jornalista: Tales Giovani Armiliato (LegislaCast - Câmara de Vereadores de Caxias do Sul)
- 2º lugar - Balconistas de farmácias recebem comissão de laboratórios para indicar medicamentos e vitaminas a clientes, revela reportagem. Jornalista: Giovanni Antonio Grizotti (G1 RS)
- 3º lugar - Poderão faltar psicólogos e psiquiatras": saúde mental caminha para crise após pandemia. Jornalista: Aline Custódio (GZH)
Categoria: Jornal/Revista
- 1º lugar - Caderno Vida especial: 1 ano de pandemia. Jornalista: Guilherme Jancowski de Avila Justino (Zero Hora)
- 2º lugar - Uma cidade hospital. Jornalista: Aline Custódio (Zero Hora)
- 3º lugar - O veneno está no ar, no solo, na água e na mesa dos gaúchos. Jornalista: Thiago Kern Copetti (Jornal Extra Classe)