Mais uma etapa da construção da estátua do Cristo Protetor, em Encantado, foi concluída nesta semana. As equipes de trabalho finalizaram a pintura do rosto, braços e mãos da escultura. A previsão para conclusão total do Cristo e abertura para visitação é para o fim do primeiro semestre de 2022.
A próxima etapa da obra é a pintura do coração do Cristo, que deve ser concluída em cerca de 30 dias. Depois, serão pintados o manto e o resto do corpo da estátua. A fase de pintura deve ser finalizada até dezembro, podendo atrasar se muitos dias de chuva forem registrados até lá. Na sequência, será instalado o elevador que conduzirá as pessoas à região do peito do Cristo, que fica a aproximadamente 40 metros de altura, onde estará um mirante.
O monumento, com 43 metros de altura, deve ser finalizado entre dezembro deste ano e começo de janeiro de 2022. Depois, será concluída a região do entorno da estátua (feita para atender a demanda de público, que contará com banheiros, por exemplo) até o fim do primeiro semestre, quando o espaço deve ser totalmente aberto ao público, inclusive em dias de semana. Atualmente, visitas guiadas no entorno do local ocorrem apenas aos fins de semana.
A estátua gigante fica na área do chamado Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi — o espaço foi doado por famílias que idealizaram a construção há quase uma década. O monumento, que tem custo total estimado em R$ 2 milhões, é bancado exclusivamente por doações de pessoas físicas e de empresas. O projeto envolveu arquitetos e engenheiros voluntários.