GZH comemora, nesta terça-feira (21), quatro anos de conexão direta com o público gaúcho. Lançado em 2017, o jornal digital reuniu em um único lugar o melhor conteúdo de Zero Hora e da Rádio Gaúcha, com apuração e atualização constantes. O resultado desse trabalho é o reconhecimento dos leitores, que veem na marca uma fonte de credibilidade para se informar sobre tudo o que acontece no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Para celebrar a data, GZH convidou seus assinantes a apontarem que tipos de conteúdo consomem e que qualidades enxergam no jornal digital. A lista de interesse envolve colunistas, notícias em tempo real, assuntos locais, política, esporte e a transmissão ao vivo da Rádio Gaúcha. Entre as qualidades citadas, estão instantaneidade, usabilidade, credibilidade e confiança (veja infográfico abaixo).
– O que eu mais gosto em GZH é a rapidez, como as notícias são apresentadas, e a credibilidade – elencou o assinante Alberto Dolfini.
Aos 15 anos, Gabriela Azeredo Ferrari conta que usa GZH para se informar sobre o andamento da campanha de imunização contra a covid-19 no Rio Grande do Sul:
– Atualmente, estou muito interessada nas notícias sobre a vacinação, pois tenho 15 anos e estou esperando chegar a minha vez. Porém, normalmente eu costumo entrar diariamente no site e ler um pouco das notícias em geral.
O resultado da pesquisa com os assinantes conversa diretamente com a premissa que move a redação integrada 24 horas por dia, sete dias por semana: oferecer informações de qualidade e com agilidade.
– O jornalismo de qualidade ganhou ainda mais importância na pandemia. Nunca as informações precisas e de serviço foram tão importantes para a população. GZH cresceu em audiência e em relevância nesse contexto – avalia a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, Marta Gleich.
GZH em números
O compromisso em informar e contribuir com o desenvolvimento do Estado também são frentes que movem a redação integrada. Dispor aos leitores e ouvintes informação precisa com fontes qualificadas é o que motiva cada jornalista, repórter ou comunicador.
– Só temos a agradecer aos milhões de usuários que todos os dias valorizam e reconhecem o trabalho feito por essa grande equipe. É pelos leitores que a gente acorda todos os dias com essa paixão para buscar as melhores informações. Nosso propósito é estar ao lado dos gaúchos para desenvolver o Rio Grande do Sul em todos os aspectos – complementa Marta Gleich.
Hoje, GZH publica, em média, 14 mil conteúdos por mês. São mais de 96 mil assinantes digitais, 14,7 milhões de usuários por mês, no site e no aplicativo, e uma média de 73,7 milhões de visualizações nas mesmas plataformas. No último ano, a receita com assinaturas digitais cresceu 19,2%, enquanto a receita com publicidade teve um acréscimo de 15,8%.
– GZH foi um movimento estratégico, bastante robusto e arrojado que fizemos de união de duas marcas relevantes para o jornalismo do Rio Grande do Sul. Ousamos em criar uma marca nova para responder à necessidade que os consumidores e usuários nos sinalizavam. Terminamos 2017 com 39 mil assinantes. Em 2020, esse número mais que dobrou. Em tamanho de movimento, é um case de sucesso – afirma gerente-executiva de Desenvolvimento Digital Camila Leães.