A prefeitura de São José dos Ausentes abriu as portas do ginásio Luiz Rovaris na noite desta segunda-feira (20) para receber moradores afetados pelo temporal de granizo ocorrido da tarde de domingo (19). A medida foi tomada após a chuva retornar ao município dos Campos de Cima da Serra da nesta noite. Conforme a prefeitura, mais de 400 casas foram atingidas pelas pedras de gelo e registraram danos.
— A chuva voltou fraca agora de noite. Temos colchões e cobertores para receber algum morador que eventualmente precise de abrigo por conta da chuva. O ginásio é amplo e tem banheiros. A nossa ideia é atender a população da melhor maneira possível. Até o momento, nenhum morador procurou o espaço — disse o prefeito Ernesto Boeira (PT).
Segundo Boeira, servidores do município começaram a reunir as informações e documentos necessários para decretar emergência. A publicação está prevista para ocorrer assim que o setor jurídico da prefeitura terminar os levantamentos e as análises necessários.
— Nosso trabalho ao longo de toda esta semana será focado em atender as pessoas que foram atingidas pelo temporal. O município está com fornecimento de energia e estamos tomando todas as medidas necessárias para atender quem precisar — complementou.
O município registrou chuva no início da manhã desta segunda-feira, mas, segundo o prefeito não houve nova ocorrência de granizo nem de vento. Durante a tarde, o tempo se manteve firme. Por conta do temporal do domingo, o feriado de 20 de setembro foi suspenso para os servidores municipais.
O temporal causou perdas na agricultura e na pecuária. A maior foi na plantação de brócolis. Dos 270 hectares cultivados até agora no município, metade foi perdido. A cultura de couve-flor também teve 50% de perdas nos 30 hectares plantados. Além disso, dos 200 hectares de batata, 10% foram perdidos, e dos 550 de maçã, a perda foi de 5%. Os estragos não foram maiores nos pomares de maçã porque a maioria das propriedades tem tela antigranizo.