O número de pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul voltou a aumentar nesta segunda-feira (19) em relação ao início da manhã. Segundo o último balanço da CEEE, passou de um total de 84 mil clientes afetados para cerca de 91 mil. Apesar de ainda ter localidades no Sul, o vento forte causou vários estragos na fiação no Litoral Norte.
A RGE informa que segue com cerca de 11 mil clientes sem luz. Equipes das duas concessionárias seguem trabalhando.
Segundo boletim da CEEE, divulgado por volta de 10h30min, o número de clientes sem energia tinha voltado a subir, chegando aos 100 mil, mas em atualização das 12h, já havia recuado um pouco, para 91 mil. Apesar das rajadas terem feito com que vários novos pontos ficassem sem energia na metade norte do Estado, ainda há regiões do Sul em que a luz não voltou, como a zona rural de Pelotas e em Santa Vitória do Palmar.
Litoral Norte
Maquiné, no Litoral Norte, tem várias residências afetadas e é o local mais afetado da região. Houve também registro de ressaca no mar.
Em Tramandaí, por exemplo, quatro pacientes do hospital da cidade foram transferidos ontem após destelhamento de parte do prédio. Eles foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e para o hospital de Santo Antônio da Patrulha. Mais dois pacientes foram transferidos internamente. Não houve feridos e o atendimento à população não foi suspenso, sendo realizado normalmente nesta segunda-feira. O conserto do telhado já foi concluído durante a manhã.
O pior momento no Estado, segundo a CEEE, ocorreu no domingo (18), por volta de 16h, quando os ventos ultrapassaram os 80 km/h. Na ocasião, a concessionária teve 163 mil pontos sem energia elétrica, praticamente todos na parte leste, inclusive Porto Alegre e Viamão.
Atendimento
A CEEE segue trabalhando com a estrutura adicional mobilizada para normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível. A concessionária informa que o vento continua soprando forte em vários pontos do Estado, causando novos problemas, mesmo com consertos já realizados. Se faltar energia, os clientes podem enviar um torpedo para 27307, com a palavra "Luz" e o número da unidade consumidora, localizado no canto superior direito da fatura.
Além disso, a CEEE orienta para que ninguém se aproxime de cabos caídos, nem de galhos e árvores próximos, pois podem estar energizados. Nestas situações, o mais indicado é entrar em contato direto com a concessionária pelo telefone 0800-721-2333.
A RGE informa que segue com cerca de 11 mil clientes em atendimento, a maioria na Região Metropolitana, principalmente em Canoas e Gravataí. As equipes continuam trabalhando para executar os consertos na rede e restabelecer o fornecimento. No entanto, a concessionária também ressalta a questão do vento continuar intenso, fazendo com que novos casos sejam registrados e dificultando informar a previsão de normalização total. O número divulgado no final da manhã, por volta de 11h, era o mesmo do início da manhã.
A companhia alerta para que ninguém tente religar a energia por conta própria, fazer consertos ou remover fios e outros componentes elétricos. Não se tem como saber se estão energizados e há risco de acidente, inclusive fatal. A RGE pode ser contatada por SMS, em caso de falta de energia, enviando o "seu código", que consta na conta de energia elétrica, para o número 27350. Também tem o atendimento pelo WhatsApp (51)99955-0002.