O número de brasileiros vacinados contra a covid-19 com ao menos a primeira dose chegou a 19.182.802 no sábado (3), o que representa 9,06% do total da população brasileira, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.
Apenas nas últimas 24 horas, 328.910 primeiras doses foram aplicadas. Somadas as primeiras e as segundas doses, o Brasil aplicou no último dia 399.248 doses, segundo dados fornecidos por 18 Estados.
Dentre os 19,1 milhões de brasileiros imunizados, pouco mais de 5,34 milhões receberam a segunda dose, o que representa 2,52% da população com a imunização completa.
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde, entretanto, mostram estatísticas diferentes: 16,3 milhões de imunizados, sendo que 4,58 milhões já receberam a segunda aplicação.
GZH mostrou que o Rio Grande do Sul é o quarto Estado que mais vacina sua população no Brasil – mais de 10% dos gaúchos já foram imunizados.
Segundo analistas, o bom desempenho ocorre pelo maior envio de doses em virtude do grande número de idosos, mas também pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade e pela experiência logística em anos de campanha de vacinação contra a gripe em um Estado de inverno rigoroso.
Das grandes cidades gaúchas, Passo Fundo é a que tem o ritmo mais acelerado e Santa Maria tem o pior desempenho.
O bom desempenho do Rio Grande do Sul ainda assim é insuficiente para o controle da pandemia, afirmam especialistas. Mesmo com ritmo de vacinação três vezes mais rápido, o Estado terminaria de imunizar grupos prioritários somente em agosto.