A prefeitura de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, já realizou 500 atendimentos a pessoas afetadas pelo temporal que atingiu o município nesta semana. Agentes realizaram mais de 25 vistorias técnicas em imóveis, mas nenhum foi interditado até o momento.
A prefeitura arrecadou duas toneladas de alimentos, mais de 200 litros de água mineral, mais de 200 colchões, roupas, móveis e utensílios domésticos. A situação está normalizando neste sábado (30), e o Executivo avalia se vai decretar situação de emergência.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o vice-prefeito, Elstor Desbessell, estiveram no Parque da Oktoberfest e também nos Centros de Referência da Assistência Social do município (Cras) Beatriz Frantz Jungbut e Integrar acompanhando os trabalhos das equipes.
“Quero agradecer a todos que estão se envolvendo, é emocionante chegar aqui e ver a quantidade de doações, roupas, calçados, móveis, e ver a felicidade das pessoas saírem com as mãos cheias de sacolas. Isso se deve tudo à solidariedade do nosso povo”, disse Helena em comunicado.
Não há desabrigados (em abrigos públicos) e a prefeitura não tem levantamento de quantas pessoas estão desalojadas, ou seja, na casa de amigos ou parentes. A cidade foi atingida por uma enxurrada na última quinta-feira (28). Em apenas duas horas, choveu cerca de 110 milímetros, o que representa 70% do esperado para todo o mês de janeiro no município.
Doações
As doações podem ser feitas no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest. O local estará aberto até as 17h deste sábado. Já a retirada das doações pode ocorrer tanto no Parque da Oktoberfest quanto nos Cras. A orientação é de que vá apenas uma pessoa por família para evitar aglomerações em meio à crise sanitária. Neste momento, materiais de higiene e limpeza, fraldas, móveis e utensílios domésticos, como geladeira e fogão são os itens mais solicitados.
Endereços
Cras Beatriz Frantz Jungblut: moradores dos bairros Santa Vitória, Faxinal e Menino Deus e dos Loteamentos Beckenkamp e Viver Bem. (51) 3711 9187
Cras Integrar: moradores dos bairros Bom Jesus, Santuário, Pedreira, Schultz e Senai. (51) 3713 4288