Nesta segunda-feira (14) o tráfego de carros particulares de passeio foi liberado, em fase de testes, na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, após 38 anos de interdição para carros de passeio, que foram proibidos na ponte em 1982. Os veículos só podem passar pela ponte das 11h às 19h de segunda a sexta-feira. As informações são do portal G1.
Além das regras de horário, os carros que trafegarem pela ponte devem ter ao menos duas pessoas dentro do automóvel. Não será permitida a passagem de carro que tenha apenas o condutor no veículo. A guarda municipal da Capital catarinense deve fazer a fiscalização.
Também são permitidos transitar na ponte ônibus, táxis e veículos oficiais e de emergência, em qualquer horário, de segunda a sexta-feira. Já as motos estão proibidas de fazer o trajeto. Nos finais de semana, a Hercílio Luz permanece fechada para tráfego de qualquer tipo de veículo.
Na ponte, pedestres e ciclistas podem atravessar pelas passarelas instaladas na estrutura.
14 anos de revitalização
Interditada desde julho de 1991, a Ponte Hercílio Luz voltou a ligar o continente e a ilha de Florianópolis no fim de dezembro do ano passado. O projeto de revitalização durou 14 anos.
A estrutura da Velha Senhora, como é chamada pelos moradores, foi aberta em 1926 e passou por uma reforma estrutural com a substituição de cerca de 60% da ferragem original. A obra custou cerca de R$ 566,3 milhões (R$ 1,2 bilhão em valores corrigidos pela inflação).
Uma das principais intervenções foi a substituição das barras de olhal, estruturas-símbolo da ponte que diminuem a deflexão do vão central e aumentam a rigidez da construção.