A pandemia do coronavírus alterou os planos da organização da Oktoberfest de Igrejinha. Conhecida como a maior festa comunitária do Brasil, o tradicional evento precisou ser cancelado neste ano, mas uma alternativa foi encontrada para não deixar passar em branco o mês que leva milhares de visitantes a cidade do Vale do Paranhana. No dia 17 de outubro, os visitantes poderão ir até o parque de eventos de carro e adquirir pratos típicos e chope em garrafa.
— Desde que o cancelamento da festa foi anunciado, a diretoria do evento começou a pensar em opções que atenderiam todos os protocolos de segurança sanitária. Vamos fazer um caminho pré-estabelecido dentro do parque e os carros poderão passar pelos pontos de venda de comida e bebida — comentou o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Tiago Petry.
Serão permitidas, no máximo, quatro pessoas por veículo e é proibido circular fora deles. Os pratos típicos servidos na festa estarão à disposição para relembrar a gastronomia alemã. Também serão comercializados chope, em growler de um e dois litros dos tipos Pilsen, Weiss, Ipa, além refrigerantes e água.
A festa só fica completa com as tradicionais bandinhas de música alemã. Em casa, os participantes poderão assistir a uma transmissão ao vivo, a partir das 19h, através das redes sociais da festa. Duas das mais tradicionais atrações da Oktober prometem animar o público: as bandas Choppão e Brilha Som. Os shows serão em benefício ao Hospital Bom Pastor, que anualmente recebe os principais repasses da Oktoberfest. O público que assistir ao evento poderá fazer doações por meio de código QR disponível na tela das transmissões.
— Queremos sensibilizar as pessoas que façam a doação para o hospital. Não sabemos quanto vamos arrecadas, mas nossas redes sociais são muito fortes. Desejamos que seja um valor expressivo para dar essa força ao nosso hospital — comentou Petry.
O presidente reforça o pedido para que todos mantenham a conscientização e celebrem a alegria da festa em casas, evitando aglomerações e confraternizando com suas famílias. Nesta semana, a Amifest realizou a decoração do município com as cores da festa.
— Nossos visitantes poderão sentir o gostinho da nossa festa, não podemos deixar passar em branco — finalizou.
Somente no ano passado, a Oktoberfest rendeu mais de R$ 3 milhões para entidades da região. Também em 2019, o governador do Estado, Eduardo Leite, assinou a Lei 15.344, que instituiu o município como a "Capital Estadual do Voluntariado". A 33ª edição da Oktoberfest de Igrejinha, prevista para este ano, foi adiada para entre os dias 15 a 24 de outubro de 2021.
Confira o cardápio da festa
Entidades e associações do município serão responsáveis por oferecer os pratos típicos ao longo do trajeto a ser percorrido pelos visitantes de carro:
- Sindicato Rural — Cuca com linguiça, rabanete e pepino
- Associação dos Italianos — Prato com polenta, queijo e linguiça
- Lions — Cachorro-quente tradicional
- Apae — Pizza em cone
- Escola Municipal Pequeno Polegar — Espeto de morango e morango no copo
- Arekerb (Associação dos Reis de Kerb Regional) — Bolinho de batatas