A câmera de segurança de uma casa de Morro Reuter, no Vale do Sinos, registrou o momento em que um caminhão atingiu a residência, por volta do meio-dia desta sexta-feira (7). O veículo, que transportava móveis, não parou no entroncamento da VRS-873 com a BR-116, atravessou desgovernado todas as faixas da rodovia federal, passou muito perto de pelo menos um veículo em movimento, destruiu a grade e entrou no imóvel.
Não havia ninguém em casa no momento do acidente, e o motorista e o passageiro do caminhão tiveram apenas escoriações leves. Mas a proprietária do imóvel, a auxiliar de exportação Micheli Borowski Bohn, 34 anos, não esconde a sua indignação com a falta de segurança no cruzamento. Ela destaca que a câmera de segurança foi colocada na casa justamente para flagrar acidentes.
— Essa situação vem de muito tempo. Aqui já teve acidente com morte, atropelamento, caminhão desgovernado, já teve veículo entrando em casa de vizinho. A gente presencia cenas terríveis todas as semanas.
De fato, há oito dias, essa mesma câmera flagrou um acidente entre dois caminhões. Bem como nesta sexta, um caminhão vindo pela VRS-873, que liga Morro Reuter e Santa Maria do Herval, não parou no cruzamento e atingiu outro veículo. Por pouco, um motociclista que passava pelo local não foi atingido. Veja o vídeo:
A família de Micheli, moradores de outras duas casas vizinhas e os proprietários de um posto ao lado vivem com uma preocupação constante. Em novembro do ano passado, um caminhão passou a poucos metros das bombas do posto e atingiu carros estacionados no local. A cena também foi registrada por câmeras de vigilância:
— A gente tem muito medo, sempre tivemos — destaca Micheli, que mora há 12 anos no endereço.
Enquanto ela falava com GaúchaZH, por volta das 14h30min, ela ainda podia observar o caminhão junto à sua sala de estar. Relata que ele derrubou a parede do cômodo, quebrou as janelas e entortou uma viga — além de destruir o sofá e boa parte da sua decoração.
Ela destaca o alívio por não ter ninguém em casa no momento — estava trabalhando, enquanto o marido e o filho de seis anos visitavam sua sogra. Mas não deixou de se emocionar ao ver o cenário de destruição na casa, bem como o filho, que ficou preocupado com seus animais de estimação.
— Ele chorou desesperado. Queria saber do cachorro e do gato — conta a mãe, relatando que os bichanos também não se machucaram
O Daer afirma que possui um projeto de segurança viária para o trecho, que será implantado a partir da próxima semana. Ao todo, serão investidos R$ 500 mil na instalação de sinalização e lombadas, além de outras obras necessárias à segurança viária. A previsão é que os serviços comecem na próxima semana e durem em torno de dois meses.