Após registrarem inundações na tarde e noite de domingo (12), saindo do leito em alguns pontos, os rios Taquari e Caí começaram a se estabilizar. O boletim de monitoramento feito pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) na manhã desta segunda-feira (13), às 7h, aponta uma previsão melhor do que a verificada no dia anterior, quando boa parte dos rios ainda estava em elevação devido à chuva.
Nesta manhã, os rios Taquari, em Encantado e em Estrela, e Caí, em São Sebastião do Caí e em Montenegro, seguiam medindo cotas acima do limiar de inundação – esta condição é verificada nas áreas mais baixas nas duas bacias. No entanto, os rios já entraram em declínio em áreas mais altas e começam a se estabilizar nestes pontos, e a previsão é de que baixem nas próximas horas em praticamente todos os trechos.
O Rio do Sinos também registra leve declínio, mas acima da cota de inundação. O nível do Delta do Jacuí e do Guaíba também baixou nas últimas horas, e a tendência é de que sigam em declínio. No entanto, estes rios ainda merecem atenção, já que recebem água do Jacuí, Taquari, Pardo, Caí, Sinos e Gravataí – rios que já estão bem cheios, acima da normalidade.
O Rio Uruguai está em declínio em São Borja, em elevação em Uruguaiana e estável em Itaqui.
A condição de alerta segue indicada para as bacias Ijuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Lago Guaíba e para o rio Uruguai, sobretudo no médio e baixo Uruguai. Isso ocorre porque o nível e as vazões estão altos, e ainda há inundações em alguns pontos.
Informações detalhadas por locais (medição das 7h)
- Rio Uruguai (estação Passo São Borja): sem dado atualizado (Normal: 2,5m; Cota de Alerta: 8m). Medições da noite passada indicavam declínio.
- Rio Uruguai (estação Uruguaiana): 7,77m, em elevação (Normal: 3m; Cota de Alerta: 7,5m). Também deve seguir em elevação em função da onda de cheia vinda de São Borja.
- Rio das Antas (estação Linha José Júlio): 15,30m (Normal: 2m). Em declínio nas últimas medições.
- Rio Taquari (estação Muçum): 15,67m (Normal: 2m). Em declínio.
- Rio Taquari (estação Encantado): 13,97m (Normal: 2m). Estável, acima da cota de inundação.
- Rio Taquari (estação Estrela): 21,84m (Normal: 12,5m). Em estabilização, acima da cota de inundação.
- Rio Caí (estação Barca do Caí): 11,07m (Normal: 2,0m). Últimas medições estáveis.
- Rio Caí (estação Montenegro): 6,33m (Normal: 1,5m). Últimas medições estáveis.
- Rio dos Sinos (estação Campo Bom): 6,92m (Normal :2m). Apresenta lento declínio.
- Rio dos Sinos (São Leopoldo): 5,04m (Normal: 2m). Estável nas últimas medições.
- Rio Gravataí (estação Passo das Canoas): 4,92m (Normal: 2m). Praticamente estável.
- Rio Ijuí (estação PCH RS-155 Jusante): 5,87m (Normal: 1,5m). Já estável.
- Rio Ijuí (estação UHE São José Montante): 6,34m (Normal: 2m). Já registrando um leve declínio.
- Guaíba (estação Cais Mauá): 2,22m (Normal: 1,2m). Segue em declínio, mas situação requer cautela em função das altas vazões vindas do Região Hidrográfica do Guaíba.
- Rio Jacuí (estação UHE Dona Francisca Jusante): 3,87m (Normal: 3m). Neste ponto, o Jacuí está praticamente estável. Em demais pontos , como em Cachoeira do Sul, Eldorado do Sul e Triunfo, já apresenta lento declínio.
- Rio Jacuí (estação Passo São Lourenço): 4,70m (normal: 3,5m). Nesta estação, localizada nas proximidades de Cachoeira do Sul, o Jacuí já se encontra em declínio.