O nível dos rios no Rio Grande do Sul é uma preocupação para milhares de gaúchos. As bacias do Gravataí, Sinos, Jacuí e Guaíba seguem em elevação neste sábado (11) (confira a lista completa das medições abaixo).
Nem mesmo o vento nordeste, que ajuda a escoar a água represada do Guaíba, tem sido suficiente para dar uma trégua para os moradores das ilhas, segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Na estação Cais Mauá, conforme a última medição divulgada às 8h, o índice está em 2m61cm, quando o normal é 1m20cm.
Na Ilha do Pavão, algumas famílias passaram a noite em kombis e carros depois que suas casas foram inundadas. Na Ilha dos Marinheiros, três pessoas foram removidas do local, de acordo com a Sema.
Na Região Metropolitana, os alertas estão acionados para os rios do Sinos e Gravataí. Em Campo Bom, o primeiro está com 7m24cm e pode aumentar no decorrer do dia. Em São Leopoldo, ele está com 4m81cm e em elevação desde a madrugada. Em ambos os locais, o nível normal é de dois metros.
Na estação Passo das Canoas, em Gravataí, o segundo está em declínio, mas o nível ainda é alto. Ele está em 4m92cm, quando o normal seria, aproximadamente, dois metros. Segundo a Sema, essa bacia requer atenção justamente porque pode apresentar novas elevações em função da previsão de mais chuva no final de semana.
O Rio Jacuí, por sua vez, está em 4m13cm, mas segue subindo em áreas onde recebe contribuição das bacias do Sinos, Pardo, Taquari e Caí. Os rios Caí e Taquari, embora em declínio, permanecem com níveis elevados.
Na outra ponta do Estado, a Fronteira Oeste também está com os índices do Rio Uruguai acima do normal. Em São Borja, as cotas estão acima do limiar de alerta. Segundo a Defesa Civil, quatro famílias foram removidas até o momento. Em Itaqui e Uruguaiana, o nível da água está além do limiar de atenção, e deve seguir em elevação em função da onda de cheia de São Borja.
Veja o últimos dados divulgados pela Sema:
- Guaíba na estação Caís Mauá: 2,61 m (normal: 1,2m)
- Rio dos Sinos na estação Campo Bom: 7,24m (normal: 2m)
- Rio dos Sinos em São Leopoldo: 4,81m (normal: 2m)
- Rio Gravataí na estação Passo das Canoas: 4,92m (normal: 2m)
- Rio Caí na estação Barca do Caí: 8,69m (normal: 2m)
- Rio Caí na estação Montenegro: 6,63 m (normal: 1,5m)
- Rio Jacuí na estação UHE Dona Francisca Jusante: 4,13m (normal: 3m)
- Rio das Antas na estação Linha José Júlio: 6,79m (normal: 2m)
- Rio Taquari na estação Muçum: 6,53m (normal: 2m)
- Rio Taquari na estação Estrela: 13,88m (normal: 12,5m)
- Rio Uruguai na estação Passo São Borja: 9,36m (normal: 2,5m)
*dado de sexta, 17h - Rio Uruguai na estação Itaqui: 7,17m (normal: 2m)
*dado de sexta, 17h - Rio Uruguai na estação Uruguaiana: 7,15m (normal: 3m)
- Rio Ijuí na estação PCH RS-155 Jusante: 6,16 m (normal: 1,5m)