Os níveis dos rios Taquari e Caí estão em declínio desde a madrugada desta sexta-feira (10). A preocupação, agora, é com a possibilidade de cheias nas bacias dos Sinos, Gravataí, Jacuí e Guaíba. De acordo com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), os principais rios nas bacias da metade norte do Estado já se encontram em declínio nas partes mais altas das bacias, porém, seguem em inundação em alguns pontos, principalmente em áreas de várzea.
Na medição das 7h, o Rio das Antas ainda está com nível elevado, de 8m57cm, mas em declínio. O Rio Taquari está em declínio tanto em Muçum quanto em Estrela. Mas, mesmo em declínio, o nível do rio em Estrela está em 20m10cm – quando o normal seria 12m50cm.
No Rio Caí, o nível está em declínio nos dois pontos críticos, mas ainda bem acima do normal. Nesta manhã, o rio está com 11m15cm em São Sebastião do Caí e 7m60cm em Montenegro.
Já na Região Metropolitana, o que preocupa são os rios dos Sinos e Gravataí. Em Campo Bom, o Rio dos Sinos está com 7m22cm. Em São Leopoldo, com 4m61cm. O normal, em ambos os pontos, é de dois metros. O Rio Gravataí está em elevação lenta desde quinta-feira (9), chegando a 4m91cm.
Segundo a Sema, esses dois rios devem seguir em elevação nos próximos dias, em razão do tempo de deslocamento da onda de cheia destas bacias e também da previsão de mais chuva.
Outro destaque da equipe da Sala de Situação é o Rio Uruguai, que entrou em condição de alerta. A região do médio Uruguai, em Passo São Borja, já mede cotas acima do limiar de alerta e o baixo Uruguai, em Itaqui e Uruguaiana, já medem cotas acima do limiar de atenção.
O Rio Jacuí também está em elevação, principalmente onde recebe contribuição das bacias do Taquari e Pardo.
No Guaíba, a Sema alerta para elevação moderada durante a madrugada. No Caís Mauá, o nível está em 2m32cm, quando o normal é 1m20cm. Mas a virada do vento para nordeste a partir desta sexta deve colaborar para o escoamento.