Minas Gerais voltou a ficar em estado de alerta após o temporal que atingiu a região metropolitana de Belo Horizonte na noite desta terça-feira (28). A chuva extremamente forte que voltou a assolar o Estado causou uma série de estragos, provocou uma morte e elevou o número de pessoas afetadas.
Na capital mineira, ruas e avenidas ficaram alagadas, e a força da chuva chegou a arrastar alguns veículos. Parte da estrutura do BH Shopping desabou.
A Defesa Civil emitiu sinal para o risco de inundação e fez um comunicado pedindo que as pessoas evitassem circular por algumas avenidas da cidade.
Em Nova Lima, de acordo com o portal G1, uma pessoa morreu soterrada dentro de casa. Com isso, o número de mortos subiu para 53 em 16 cidades desde o início dos temporais, que atingem o Estado há pelo menos uma semana e chegaram ao ápice no último sábado (25).
As principais causas de mortes foram desabamentos, soterramento e desmoronamento. Em menor número, houve pessoas mortas por afogamento e até mesmo após serem arrastadas pela força da água.
De segunda (27) para terça-feira, o número de pessoas afetadas pela chuva subiu de 18.111 mil para 33.408 mil.