A terceira coleta seletiva dos ecopontos em Santa Maria foi a que mais teve sucesso até o momento. Dos 50 contêineres laranja que tiveram o material recolhido na última quinta-feira (5), 34 puderam ser destinados à Associação dos Selecionadores de Material Reciclável da cidade (Asmar). Como o local não possui balança, não foi possível precisar a quantia de material em quilos.
De outros 16 contêineres não foi possível fazer a reciclagem do material. O motivo é que os materiais estavam contaminados com resíduo orgânico. Os 1.790 quilos que estavam nestes equipamentos foram encaminhados para o aterro sanitário.
As últimas duas coletas tinham resultado em 5,5 toneladas de material inutilizado, porque nenhum dos contêineres pode ser aproveitado. Os equipamentos só podem receber vidro, plástico, metal e papel.
A coleta seletiva começou em 20 de novembro, quando os 50 contêineres laranjas foram distribuídos pelo centro da cidade. Uma semana depois, a prefeitura passou a fiscalizar e multar quem não respeita a coleta seletiva. O valor da multa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. Denúncias podem ser feitas no telefone 156.