Cerca de 20 mil clientes da Corsan devem sofrer com desabastecimento e falta de pressão de água entre a noite desta segunda-feira (28) e a manhã de terça (29) na região leste de Santa Maria. O motivo é a instalação de um novo equipamento, na Avenida Osvaldo Cruz.
Conforme Andréia de Moraes Zanini, gerente da Corsan em Santa Maria, o equipamento é um macromedidor, que é semelhante a um hidrômetro, mas de maior porte, que serve para ter um controle maior sobre a região que a Corsan trabalha. A obra da melhoria acabará afetando moradores de toda a região leste:
— Para instalar o macromedidor, é preciso reduzir a pressão da rede, porque é uma tubulação de maior porte que atende toda a região. Então, para quem tem reservatório próprio o cliente terá apenas uma redução de pressão da água. Já para quem não tem, será sentida a falta da água.
O desabastecimento acontecerá nos bairros Camobi, São José, Cerrito e Diácono João Luiz Pozzobom, além de distritos, residenciais e loteamentos da região leste.
A obra está prevista para iniciar às 22h de hoje. Como se trata de uma perfuração na via, a Avenida Osvaldo Cruz ficará em meia pista ao longo da noite e madrugada, enquanto o serviço for realizado. A previsão é de concluir no começo da manhã de terça-feira, e até o meio dia o abastecimento deverá ser normalizado. Em caso de chuva forte durante a noite, o trabalho pode ser suspenso. lém desse desabastecimento, considerado “programado”, nesta manhã também há problemas de rede nas vilas Kennedy e Brasília. O motivo é um rompimento. A previsão de normalizar até o fim da noite desta segunda.