Com três anos de atraso, a Embraer fará nesta quarta-feira (4) a entrega do KC-390, novo cargueiro brasileiro, para a Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave é a maior já desenvolvida pela empresa. Com a possível presença do presidente Jair Bolsonaro, a cerimônia de entrega ocorrerá na base aérea de Anápolis (GO), ponto oficial do KC-390. O cargueiro deve participar das comemorações do 7 de setembro no próximo sábado.
O modelo foi feito em parceria com própria FAB, que encomendou 28 aviões. Todas as unidades devem ser entregues até 2024 e vêm para substituir os antigos Lockheed Martin C-130 Hércules. Para o desenvolvimento dos protótipos, a corporação desembolsou US$ 2 bilhões, e na aquisição das demais aeronaves, gastou R$ 7,2 bilhões.
O avião pode ser utilizado nos mais diferentes tipos de missões, como lançamentos aéreos de paraquedistas e cargas, reabastecimento em voo, combate aéreo a incêndios, evacuação aeromédica e busca e salvamento.
A aeronave possui as seguintes dimensões: 11m86cm de altura, 35m05cm de largura, e 35m20cm de comprimento. Podendo viajar a 11 mil metros com velocidade máxima de 870,44 km/h. No seu compartimento de carga pode levar separadamente, por exemplo, 80 soldados, 74 macas com oito médicos, um tanque blindado M113 ou então um helicóptero Blackhawk H-60.