O prefeito de São Gabriel, na Fronteira Oeste, Rossano Dotto Gonçalves, assinou um decreto declarando situação de emergência no município em função das fortes chuvas da última semana que resultaram na cheia do rio Vacacaí. Conforme levantamento da manhã deste sábado (27), o nível do rio está 7,4 metros acima do normal - 20 centímetros a menos do que na noite de sexta-feira (26) segundo a Defesa Civil. Não chove mais no município desde o meio-dia de sexta.
O decreto, assinado ainda no fim da tarde de sexta, será encaminhado à Defesa Civil estadual para homologação pelo governo do Estado e posterior encaminhamento ao Ministério do Desenvolvimento regional, para reconhecimento e publicação no Diário Oficial da União.
A cheia do Rio Vacacaí, já atinge 75 casas e deixa cerca de 300 pessoas fora de casa em São Gabriel. Os moradores buscaram abrigo em casas de amigos e familiares. O nível do Vacacaí começou a estabilizar após subir até cinco centímetros por hora na tarde desta sexta.
De acordo com a Defesa Civil, a expectativa é de que a partir da tarde deste sábado, o nível do rio continue baixando. Na zona rural do município, cerca de 4 mil moradores da localidade do Passo do Pedroso estão praticamente ilhados por conta da chuva. A ponte que dá acesso à localidade, foi obstruída pela água. Com isso, para ir até o centro da cidade os moradores devem seguir pela estrada da Reúna, o que aumenta o trajeto em cerca de 20 quilômetros.