A cheia do Rio Vacacaí, na Fronteira Oeste, já deixa cerca de 300 pessoas fora de casa em São Gabriel nesta sexta-feira (26), segundo Defesa Civil do município. De manhã, eram 200 moradores desalojados.
Desde terça (23), o volume de chuva ultrapassou os 179 milímetros na cidade. Com isso, o nível do rio ficou 7,6 metros acima do normal, atingindo mais de 75 residências. Os moradores buscaram abrigo em casa de amigos e familiares.
O nível do Vacacaí começou a estabilizar após subir até cinco centímetros por hora na tarde desta sexta.
Na zona rural do município, cerca de quatro mil moradores da localidade do Passo do Pedroso estão praticamente ilhados por conta da chuva. A ponte que dá acesso à localidade foi obstruída pela água. Com isso, os moradores da região que precisam ir até o centro da cidade devem seguir pela estrada da Reúna, o que aumenta o trajeto em cerca de 20 quilômetros.
O boletim divulgado pela Defesa Civil às 17h ainda não está contabilizando casos novos na cidade. Por isso, o número divulgado é de 240 pessoas desalojadas. Além de São Gabriel, há oito pessoas fora de casa em Santa Cruz do Sul por causa de deslizamento de terra. Também há pessoas desalojadas em Estância Velha, no Vale do Sinos.
A Defesa Civil segue em estado de alerta em Quaraí, Pedro Osório e Cachoeira do Sul por causa da cheia dos rios.