A partir de segunda-feira (1º), mais de 300 municípios gaúchos terão reajuste na tarifa da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O valor homologado para as cidades conveniadas à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) ficou em 7,69%. São 301 municípios gaúchos vinculados à agência.
Já a partir de 1º de agosto, entra em vigor o reajuste de 8,53% para o serviço de água nos 13 municípios regulados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan). São eles: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Canela, Parobé, Riozinho, Rolante, Campo Bom, Sapiranga, Igrejinha, Três Coroas, Portão e Nova Santa Rita.
Conforme a Corsan, ainda precisam ser definidos os reajustes para as cidades de Erechim e Santa Cruz do Sul, reguladas por outras agências.
Atualmente, a Corsan abastece 316 municípios, o que abrange cerca de 6 milhões de gaúchos.