Após motoristas enfrentarem 60 quilômetros de congestionamento na BR-290, principalmente entre Arroio dos Ratos e Eldorado do Sul, no retorno do feriadão de Páscoa, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Rio Grande do Sul, Delmar Pellegrini Filho, admitiu a necessidade de duplicação da rodovia.
— A duplicação da BR-290, nós temos consciência da necessidade dela. Não somente no fim de semana, nesse feriado de Páscoa, mas também durante os dias de semana, (já que a rodovia) tem um tráfego bastante intenso e tem também grande fluxo de caminhões que circulam — afirmou o superintendente
— A gente tem consciência, plenamente, da necessidade de duplicação dela (BR-290) — reforçou.
Ouça, abaixo, o áudio da entrevista na íntegra:
As obras de duplicação de 115,7 quilômetros da rodovia, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, iniciaram há mais de quatro anos. O percentual de conclusão, no entanto, está apenas em 15%, de acordo com Pellegrini.
— Hoje, a dificuldade que o governo tem enfrentado é com falta de recursos. Os recursos são muito pequenos, ínfimos em relação a necessidade da duplicação total. A gente tem cerca de R$25 milhões na Lei Orçamentária da União, e esses recursos estão sendo aplicados em dois pontos: aqui junto à interseção de Charqueadas e junto à Pantano Grande, que está em construção de um viaduto, com ruas laterais na zona urbana — justificou.
Segundo o superintendente, a expectativa é que o Dnit tenha, em 2020, recursos suficientes para poder desenvolver os trabalhos necessários para a duplicação.
— É uma obra (que custa) em torno de R$700 milhões, e a gente tem aproximadamente um pouco mais de R$ 70 (milhões) e R$ 90 (milhões) investidos aí. Então nesses últimos anos se investiu muito pouco, e a prioridade do governo é concluir obras que já estão em andamento. Então essa obra é uma obra que está no início — explicou.
Além disso, Pellegrini afirmou que, neste ano, a prioridade do Ministério do Transporte é a duplicação da BR-116 e a construção da Ponte do Guaíba, sendo que esta última possui uma previsão de conclusão das obras para o início de 2020. Já a BR-116 não deve ser concluída no próximo ano.