A Prefeitura de Santa Maria espera realizar pelo menos quatro ações da Balada Segura por mês, até o final do ano. A primeira delas se deu neste sábado (13), na Avenida Medianeira, onde 90 motoristas foram abordados. Desde abril de 2018, não eram feitas as operações.
Conforme o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Herte Teixeira, o motivo da pausa a Balada Segura era a falta do aparelho de etilômetro na cidade. Agora, tudo está normalizado. Rodrigo explica que a fiscalização se dará nas principais vias da cidade:
— Não há um cronograma especificando datas e locais para as operações, mas elas devem acontecer nas vias de maior movimento na cidade. Avenida Medianeira, Helvio Basso, Ângelo Bolson, Walter Jobim, por exemplo. Durante a semana são feitos estudos técnicos que definem onde será a ação do final de semana. Além disso, durante a madrugada é possível que o ponto de fiscalização mude, conforme a demanda. A ação será itinerante.
No último sábado (13), 90 motoristas foram abordados na operação, que aconteceu na Avenida Medianeira, próximo da Basílica, e fizeram o teste do bafômetro. Destes, 14 foram autuados por embriaguez ao volante. Uma pessoa foi presa por esse motivo. Outras 23 infrações de trânsito também foram flagradas. Ao todo 40 agentes participaram da ação.