Os cinco bombeiros gaúchos que foram encaminhados a Brumadinho para auxiliar nas buscas às vítimas do rompimento da barragem devem ficar em Minas Gerais pelo menos mais uma semana. A previsão era de que eles retornassem nesta sexta-feira (8). Mas, conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, tenente-coronel Nilton Roberto e Souza Camargo, a solicitação para que eles ficassem por mais tempo veio dos bombeiros de Minas Gerais.
A equipe foi deslocada para Brumadinho na última sexta-feira (1°). Três bombeiros de Santa Maria e dois de Porto Alegre, juntamente com quatro cachorros, chegaram em solo mineiro com o intuito de ajudar nas buscas a sobreviventes e a vítimas fatais da tragédia na barragem de Brumadinho. As equipes de cão e profissional estão juntas em um trabalho chamado de cinofilia, em que o animal procura através do faro.
A equipe estava pronta para viajar desde o momento em que houve a tragédia, mas foi preciso, antes, verificar a necessidade de ajuda, a possibilidade da viagem de avião - visto que, por terra, seria um caminho muito longo - e a confirmação de estadia e alimentação dos profissionais.