O operador Sebastião Gomes narrou como conseguiu escapar da onda de lama após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 25 de janeiro, que matou pelo menos 110 pessoas. Sebastião e um de seus colegas aparecem em um vídeo (veja acima) que mostra a lama se espalhando pela região da mina. Ambos estavam em um carro. Ao jornal Estado de Minas, o trabalhador se emocionou ao contar como conseguiu escapar da onda de rejeitos.
Gomes disse que ele e o colega correram de um lado para o outro, sem saber para onde ir. O operador destacou que, naquele momento, achou que tudo estava perdido e que entregou "na mão de Deus". Ele e o colega rezaram um Pai Nosso enquanto a lama passava pelo local.
O operador disse que ele e o outro trabalhador conseguiram resgatar um colega que estava em um trator parcialmente soterrado pelos rejeitos. Gomes também reconheceu um caminhão conduzido por outro funcionário, que também aparece nas imagens.
As imagens apontam que a velocidade da lama e dos rejeitos era de 114 km/h. A onda atingiu uma pequena lagoa em apenas 13 segundos, percorrendo a distância de 413 metros dentro das dependências da empresa.
Pelo menos 110 mortos
O último balanço divulgado pelas autoridades em Minas Gerais aponta pelo menos 110 mortos no desastre. Ao todo, 238 pessoas seguem desaparecidas. Desses 110 mortos, 71 foram identificados. Nesta sexta-feira, um novo levantamento deverá ser divulgado.