A cidade de Alegrete, na Fronteira Oeste, tem 1.290 pessoas fora de casa devido aos temporais registrados no começo desta semana na região. São 550 pessoas desabrigadas (levadas para abrigos públicos) e 740 desalojadas (que estão em residências de parentes e amigos).
Os desabrigados estão em locais disponibilizados pela prefeitura. Os números foram atualizados no final da manhã desta sexta-feira (11) pelo coordenador da Defesa Civil da Fronteira Oeste, major Rinaldo Castro.
O nível do Rio Ibirapuitã estava 13 metros acima do normal na medição das 5h45min. O nível subiu cinco centímetros entre quinta e sexta-feira — menos do que nos dias anteriores. A Ponte Borges de Medeiros segue interditada e só será liberada após a água baixar. A ponte é a principal ligação entre a zona leste e o restante do município. Com isso, quem precisa atravessar de um ponto para o outro precisa utilizar a BR-290, em um desvio de oito quilômetros.
Já são mais de 400 milímetros de chuva nestes primeiros dias de janeiro em Alegrete. De acordo com a Defesa Civil, ainda está descendo água do Ibirapuitã de Santana do Livramento para Alegrete, mas a chuva parou em Livramento. A previsão é que o nível do rio se estabilize até o próximo domingo (13).