A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, que reúne as seis empresas de transporte coletivo do município, protocolou recentemente o pedido de revisão tarifária. Atualmente, o preço está em R$ 3,90. A informação foi confirmada à reportagem pelo secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, na manhã desta segunda-feira (28).
O pedido, conforme o documento, leva em conta a proximidade da data-base do dissídio das categorias dos motoristas e cobradores, que é 1º de fevereiro. Por isso, a ATU defende que será preciso rever o valor da tarifa.
Desde a semana passada, servidores técnicos da Mobilidade Urbana deram início ao levantamento dos insumos que compõem a planilha: quilometragem rodada, custos com pneus e carrocerias.
Para esta quarta-feira (30), os sindicatos das classes patronal e dos funcionários terão a primeira reunião para tratar da revisão salarial das categorias dos cobradores e motoristas.
Para o próximo mês, o Conselho Municipal de Transportes (CMT) deverá convocar uma reunião extraordinária para iniciar a discussão inicial em torno do valor do novo preço da passagem, que deve ser apresentado pela prefeitura. A planilha é elaborada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O Conselho Municipal de Transportes é consultivo. Ou seja, ele recomenda ao prefeito quanto à aprovação ou não do preço da tarifa. Mas a decisão final é do prefeito.