Um macaco bugio foi resgatado pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar depois de ter sido atropelado na RS-474, em Santo Antônio da Patrulha. Ele foi encontrado com escoriações e sangramento às margens da rodovia na tarde da última sexta-feira (4).
Segundo o capitão João César Verde Selva, comandante da 2ª Companhia do Batalhão Ambiental, que fica no Litoral Norte, as características do ferimento indicam que o animal foi atropelado por uma motocicleta. Assim que encontrou o bugio ferido, os agentes fizeram os primeiros socorros:
– Sempre que precisamos dar uma assistência inicial, pedimos informações para veterinários amigos do batalhão. Eles nos dão dicas de como imobilizar e do que fazer antes que ele receba atendimento especializado – relatou.
O macaco foi imobilizado, colocado em uma pequena jaula e levado para o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé. No local, há um setor que faz a reabilitação de animais.
Selva lembra que o Litoral Norte gaúcho é o maior bioma da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul e, por isso, a fauna é bastante diversa. Com o passar dos anos, tornam-se mais comuns os contatos entre o ser humano e os animais.
– A gente invade o espaço deles, então acontece de haver o conflito homem x natureza, e eles são encontrados em locais onde não deveriam estar. Mas ajudamos a levá-los para o habitat natural.