Quatro jovens foram presos em flagrante após depredarem 10 bancos de uma praça no centro de Santa Maria, na manhã desta sexta-feira (9). Eles foram detidos pela Guarda Municipal.
Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Polícia Civil, um morador chegava em casa, próximo da Biblioteca Pública Municipal, pouco depois das 5h30min, quando percebeu os quatro jovens destruindo os bancos da praça, conhecida como Largo da Locomotiva, na Avenida Presidente Vargas. Ele acionou a Guarda Municipal.
Quando os agentes chegaram no local, o grupo não estava mais lá. Eles tinham fugido para uma praça na quadra acima, próximo da Rua Barão do Triunfo. Segundo os agentes da Guarda Municipal, quando o grupo foi localizado, os jovens estavam alterados. Por isso, os agentes precisaram usar algemas para detê-los.
Os presos foram identificados como Paulo Junan Garcez Wouters, 18 anos, Henrique Alencar da Fonseca, de 19, Matheus Henrique Comoretto Marques, 19, e Bruno Gonçalves Brasil, 22. Todos foram levados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Conforme o delegado responsável pelo caso, Eduardo Machado, nenhum dos presos tinha defesa constituída. Eles não disseram nada aos policiais. O delegado confirma que dois dos presos tem antecedentes por dano ao patrimônio privado. Ele não especificou quais dos jovens.
Os quatro devem responder por dano ao patrimônio público. Foi estipulada fiança, para cada um, de R$ 6 mil. Como nenhum deles pagou, eles foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Santa Maria.