O abastecimento de água em Gramado e Canela, interrompido nesta quarta-feira (21) para obras, está previsto para ser normalizado ao longo da madrugada de quinta-feira (22). A parada no serviço começou por volta das 8h para a interligação da nova adutora, que deve reforçar em 30% o sistema de distribuição nas duas cidades.
Segundo o diretor de operações da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), Eduardo Carvalho, embora o trabalho esteja previsto para terminar às 18h, com a retomada do abastecimento, a normalização vai levar algum tempo devido à necessidade de preencher os reservatórios.
— O que ficou acumulado nos reservatórios tem ao longo do dia e também tem as caixas d'água das casas. Claro que pode acabar, mas nem todos vão sentir — afirma.
A nova adutora tem cerca de três quilômetros e segue da represa, em São Francisco de Paula, até as margens da RS-235, que liga o município a Canela, onde se encontra com o restante da rede. A estrutura vai permitir ampliar a vazão do sistema para dar conta do consumo registrado principalmente em Gramado, que tem sofrido com falta d'água em pontos da cidade. Um novo reservatório foi inaugurado em setembro, mas, segundo Carvalho, ele não opera de forma plena porque depende do funcionamento da nova tubulação.
A previsão da Corsan é de que a operação da adutora comece na quarta-feira (28) ou na quinta-feira (29) da próxima semana. Isso porque é preciso aguardar sete dias para a secagem de suportes de concreto que serão instalados no entorno da tubulação. O funcionamento pleno do sistema, porém, está previsto para o fim do mês, devido à eventual necessidade de ajustes.
Além das obras na rede, também ocorrem trabalhos nas duas estações de tratamento em Canela. De acordo com Carvalho, o objetivo é preparar as estruturas para o recebimento de maior quantidade de água bruta.