A recuperação dos 23 quilômetros da BR-290 e da BR-116, entre a ponte do Guaíba e o município de Guaíba, começará nesta terça-feira (2). É o que indica o contrato assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa Conpasul em 26 de setembro.
Até janeiro de 2021, a autarquia prevê investimento de R$ 22,655 milhões na região. Há quatro semanas, a União repassou R$ 8,7 milhões para o Dnit usar na manutenção das BRs gaúchas. O montante é metade do valor que foi pedido pela autarquia no Estado e foi distribuído entre os contratos, entre eles, o assinado no fim do mês passado.
Com a retomada da conservação nestes 23 quilômetros, todo o antigo trecho da Concepa volta a receber manutenção. Desde a semana passada, os 98 quilômetros entre Osório e Porto Alegre já estão recebendo investimento. E, assim como ocorre da ponte do Guaíba até a RS-030, o objetivo inicial entre Porto Alegre e Guaíba será fechar os principais buracos da rodovia.
O reparo será feito três meses depois do fim do contrato da Triunfo Concepa com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu ajuda a prefeituras para tapar os buracos nos trechos entre Eldorado do Sul e Guaíba.