Com a extinção da Chama Crioula, o Acampamento Farroupilha de 2018 se encerrou oficialmente às 19h30min desta quinta-feira (20). De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), cerca de 800 mil pessoas passaram pelo parque Maurício Sirotsky Sobrinho desde o dia 7 de setembro, quando foi aberto o acampamento.
O MTG estudou a possibilidade de estender o evento até o próximo domingo (23), mas seria necessário a renovação do Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI) feito pelo Corpo de Bombeiros. Com o encerramento, os piquetes começarão a ser desmontados nesta sexta-feira (21).
Nesta quinta-feira, a movimentação foi intensa desde cedo, com piquetes e as ruas do acampamento lotados. No entorno da parque, houve bastante congestionamento e dificuldade para estacionar. Ao menos 100 mil pessoas estiveram no parque, estima o MTG.
— A gente saiu do desfile e veio almoçar por aqui. Mesmo cheio, o clima é bastante festivo — disse o contabilista Régis Cardoso, que estava acompanhado da filha e da esposa.
O dia foi marcado por apresentações de dança, atividades culturais, shows e muito churrasco.
— Eu vim com meu mate só pra assistir aos shows. E esse cheirinho de churrasco é demais. Tem gente que não gosta, que fala mal. Eu adoro o acampamento e venho todos os anos 0151 disse a aposentada Giraci Staub.
Conforme a prefeitura de Porto Alegre, 40 volumes de produtos e alimentos sem procedência foram aprendidos nos arredores do parque por agentes de fiscalização.