As quatro famílias retiradas das margens da RS-118 há quase para obras de duplicação da rodovia seguem morando no ginásio da Escola Municipal Prefeito Walmir dos Santos Martins, em Sapucaia do Sul. A Secretaria Estadual dos Transportes afirma que a solução para o caso segue em análise.
Por nota, a secretaria disse que, ao contrário das outras pessoas ocupavam às margens da RS-118, as famílias abrigadas no ginásio não se encaixavam nos programas sociais até então disponibilizados. A nota não explica quais seriam esses critérios. Em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, está sendo providenciada a documentação para que sejam enquadradas nos critérios do aluguel social.
As quatro famílias foram colocadas no ginásio no dia 6 de junho. Elas estão em quatro barracas espalhadas pelo local. São três irmãs, cada uma com uma filha, e um homem de 40 anos. Segundo uma das mulheres, Carina Deli Arceno, nos últimos dias uma assistente social foi até o ginásio e fez algumas perguntas.
Nesta sexta-feira (14) a assistente deveria ter ido ao local, mas não compareceu. Por telefone, em conversa com Carina, alegou que precisava de alguns documentos e prometeu procurar as famílias na segunda-feira.
A nota da Secretaria dos Transportes não informa uma data precisa, mas diz que espera solucionar o problema nos próximos dias.