A balsa usada para substituir uma ponte em Cachoeira do Sul, que está bloqueada, está inoperante nesta segunda-feira (20). O motivo é a baixa do Rio Jacuí.
Conforme um dos donos da Balsa Vitória, Edi Simon, a embarcação não consegue chegar aos atracadouros, e com isso não é possível fazer a travessia. A previsão de retorno das atividades das balsas é para quando o rio voltar a subir. Isso depende do regime de chuvas na região.
A balsa fazia o trajeto paralelo à BR-153, na Ponte do Fandango, fechada desde o começo de julho para obras. A estrutura liga a BR-290 com a RS-287, sendo o principal acesso entre o município e Porto Alegre, além de ser a única rodovia a ligar o centro da cidade com determinadas localidades do Interior.
Conforme a prefeitura, ainda há outra balsa em operação no município. Porém, ela fica em outra altura do Jacuí, na localidade de São Lourenço. O executivo aponta que esta embarcação é menor que a balsa Vitória, e que costuma ser usada apenas por moradores da região. Conforme a prefeitura, esta embarcação, sozinha, não seria suficiente para suprir a demanda do tráfego na BR-153, que costuma contar com veículos de médio e grande porte que fazem viagens intermunicipais e apenas passam por Cachoeira do Sul.
Para quem precisa fazer os trajetos intermunicipais, as alternativas são:
- De Porto Alegre a Cachoeira do Sul:
É preciso seguir pela BR-290 até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul pegar a RS-287 até Novo Cabrais, e acessar a BR-153.
- De Cachoeira do Sul ao porto de Rio Grande:
Deve-se seguir até Santa Maria – pegando as vias BR-153 e RS-287 – e, depois, acessar a BR-392.
- De Cachoeira do Sul à Fronteira Oeste:
Deve-se sair pela BR-153, seguir até a RS-287 em Novo Cabrais e, em Santa Maria, pegar a BR-158. De lá, é preciso retornar para a BR-290 em Rosário do Sul.