Um acidente na empresa de galvanização BBosch deixou dois homens feridos em estado grave, na tarde de segunda-feira (30), em Farroupilha, na Serra. Os trabalhadores estão internados no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade.
De acordo com o gerente regional interino do Ministério do Trabalho em Caxias, Vânius Corte, os funcionários eram responsáveis por dar banhos de zinco em peças metálicas. No momento do acidente, eles estavam colocando uma das estruturas dentro de um tanque, com o metal derretido a cerca de 400°C de temperatura. A peça sofreu um deslocamento dentro do tanque, derramando parte do zinco sobre os funcionários.
Quatro pessoas trabalhavam no setor no momento do acidente, mas apenas dois foram atingidos. Um deles teve queimaduras em uma das mãos, enquanto o outro foi atingido no uniforme — com o calor, a roupa pegou fogo.
O Ministério do Trabalho afirma que investigará as causas do acidente. De acordo com Corte, a análise preliminar não foi suficiente para identificar possíveis irregularidades.
— A peça formou uma onda no zinco derretido. Vamos analisar melhor para entender o que aconteceu. Não é um acidente comum, mas algo de errado houve. Pode ter sido até mesmo um erro de procedimento — afirma o gerente.
No último dia 3 de maio, o Sindicato dos Metalúrgicos protocolou denúncia contra a BBosch no Ministério do Trabalho. A entidade diz ter recebido relatos de funcionários que denunciam condições de trabalho precárias, colocando a saúde e a vida deles em risco.
GaúchaZH tentou contato com os responsáveis pela BBosch por telefone, mas não obteve sucesso. A reportagem também encaminhou e-mail à empresa e até as 15h50min desta terça-feira (31) não havia obtido retorno.