A União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul entregou nesta quinta-feira (7) um ofício à Câmara de Vereadores em que solicita providências do Legislativo a respeito da postura do líder de governo Chico Guerra (PRB). Um áudio divulgado nesta semana mostra que o vereador sugeriu ao ex-coordenador de Relações Comunitárias, Rafael Bado, um "corretivo" ao presidente da Associação de Moradores do Bairro Cânyon, Marciano Correa da Silva. Na conversa, o parlamentar se refere às críticas feitas pelo líder comunitário à administração municipal e recomenda que não se atendam às demandas do bairro.
Também na sessão desta quinta-feira, Chico Guerra mostrou um vídeo em que Marciano fala, durante uma manifestação no plenário da Casa, em pegar uma adaga. Para o vereador, esta é uma prova de que foi ameaçado pelo líder comunitário de 84 anos. Por outro lado, Marciano Correa da Silva considera que também foi ameaçado e registrou ocorrência na Polícia Civil.
Chico Guerra é irmão do prefeito Daniel Guerra (PRB), que se manifestou por meio de nota sobre o assunto. O chefe do Executivo diz que "não há e nunca houve retaliação a qualquer comunidade do município". (Confira na íntegra abaixo).
Na tarde de quarta-feira (6), uma representação foi feita no Ministério Público pedindo a apuração sobre uma possível quebra de decoro ou outras ilegalidades que se caracterizem como atos de improbidade ou de infrações político administrativas. O vice-prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris de Abreu, também protocolou ofício na Câmara de Vereadores solicitando abertura de procedimento disciplinar contra Chico Guerra.
Confira a nota do prefeito na íntegra:
O prefeito Daniel Guerra esclarece que as ações da Prefeitura de Caxias do Sul são pautadas pela transparência. Nessa administração, não há e nunca houve retaliação a qualquer comunidade do município. Todo cidadão faz as suas solicitações de forma igualitária, seguindo a diretriz de governo de trabalhar de forma direta, sem intermediários. Prova disso é que, desde o início da atual gestão, em janeiro de 2017, até esta quarta-feira (06/06), foram recebidas 27.941 solicitações via Alô, Caxias. Desse total, mais de 75% (21.419) já foram atendidas e o restante está tramitando normalmente.
No caso específico dos moradores do Loteamento Canyon, foram 97 registros via Alô, Caxias desde o início da atual administração, sendo que 81 já foram atendidos e os outros 16 estão na fila normal para receberem o devido encaminhamento. Ou seja, mais de 80% das demandas já foram atendidas. Além disso, a comunidade da Zona Norte, da qual o Canyon faz parte, está sendo atendida pelo governo Daniel Guerra em outras demandas históricas como o pleno funcionamento da UPA 24 Horas e a construção da nova rótula da Codeca, que dá acesso a diversos bairros e loteamentos, entre eles o próprio Canyon.