Antes da tabela do frete, estabelecida pelo governo federal por meio de decreto, o valor cobrado por um caminhoneiro autônomo para uma viagem de carreta entre o Rio Grande do Sul e São Paulo ficava por volta de R$ 2,9 mil. Agora, com o preço mínimo estipulado em lei, a conta pulou para quase R$ 6 mil, segundo levantamento de GaúchaZH.
Conforme o diretor-presidente da Modular Cargas, Renê Mesquita, a elevação nos preços fica entre 30% a 150%, dependendo do tipo de carga.
— As fracionadas, por exemplo, tiveram aumento entre 30% a 50%. Já as cargas cheias, o preço supera os 100% — observa.
Segundo o executivo, antes da nova legislação, o custo do carreteiro variava entre 10% a 15%. Agora, o valor aumentou cerca de 100% nas linhas médias, que são as da faixa de 800 a 1,5 mil quilômetros. Nas linhas curtas e longas, a elevação ficou, em média, na casa dos 60%.
— Em relação ao Rio Grande do Sul e São Paulo, o aumento ficou na média dos 100%. Refiz as tarifas e identifiquei um impacto de 39,56%, na carga fracionada, e de 90% a 130%, na carga lotação, na minha empresa — detalha.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do RS (Setcergs), Afrânio Kieling, lembra que, até então, o setor foi gerido pela lei da oferta e da procura.
— O setor, agora, não pode praticar preços menores que a tabela. É algo novo para todo mundo, mas lei foi feita para ser cumprida — avalia.
Kieling afirma que a entidade sugeriu mudanças no decreto às autoridades competentes. Entre os ajustes indicados está o acréscimo de mais tipos de cargas.
Já o presidente interino da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Cezar Müller, criticou a nova tabela. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o executivo afirmou que o decreto gera impasses entre o produtor e o transportador.
— Para aqueles produtos com menor valor agregado, o custo de frete passa a ser um fator determinante para a viabilidade do negócio — alerta, ao frisar que além da dificuldade de escoamento das produções, o frete afetou a margem de rentabilidade das empresas.