A Justiça definiu que a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) deverão oferecer uma opção aos moradores de Cachoeira do Sul, na Região Central, enquanto a Ponte do Fandango, na BR-153, estiver bloqueada para obras. A estrutura é o principal acesso entre o município e Porto Alegre.
Conforme a decisão, a multa diária pelo descumprimento da liminar é de R$ 50 mil. Ainda cabe recurso. A decisão considera que os moradores precisam fazer o trajeto diversas vezes pelo trecho, que liga o município à BR-290, sendo caminho entre a cidade e localidades do interior.
Na decisão consta que é preciso oferecer uma travessia alternativa, segura e gratuita aos moradores, enquanto seguir o fechamento da ponte para reformas. Conforme a Prefeitura, há mais de uma opção de forma para fazer a travessia, mas de acordo com o Prefeito Sérgio Ghignatti, a expectativa é que a União pague os custos de uma balsa, que está sendo construída às margens do Jacuí, para fazer o traslado. A prefeitura já faz a sinalização e o asfaltamento de uma via paralela à ponte para que os veículos cheguem até a balsa.
Conforme a diretora da Procuradoria Jurídica de Cachoeira do Sul, Juliana Flores, a decisão sobre como será feita essa alternativa é inteiramente da União e do DNIT. Ela explica que já é suposto que, com o bloqueio da ponte, a passagem será mais restrita, e não amplamente liberada como em uma rodovia. Porém, ela pede compreensão dos moradores, pois é uma situação de excepcionalidade.
A Prefeitura alega que as obras deveriam ter acontecido há anos, mas a demora acarretou piora da situação da estrutura. A obra na Ponte do Fandango começou em fevereiro deste ano. A estrutura foi inaugurada em 1961 e desde 2007 há análises que apontam que ela precisa ser reformada. Entre as melhorias que serão feitas, estão o reforço da estrutura de metal, a construção da passarela de pedestre e das barreiras de segurança, e também iluminação. O valor inicial da obra é de mais de R$ 8,2 milhões. A empresa responsável pelos serviços é a Trena Terraplanagem S.A..
A previsão é de que a ponte seja fechada no dia 25 de junho, um dia depois do fim da Fenarroz, em Cachoeira do Sul. Ela deve ficar intransitável por três meses. A expectativa é de que a reforma da Ponte do Fandango seja concluída em novembro deste ano.