Após 61 dias de campanha, os estoques da vacina contra a gripe estão no fim e alguns postos da Capital já não têm mais doses. Como é o caso do Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, que já estava sem vacina na tarde de quinta-feira (21). Por ser considerado um posto de referência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que remanejou mais 1,2 mil doses, que devem ser entregues à equipe do Modelo nesta sexta-feira (22) – último dia da campanha.
Com previsão de término para 1º de junho, a imunização foi estendida, por duas vezes, pelo Ministério da Saúde devido à falta de adesão dos públicos-alvo à vacina. Em Porto Alegre, a oferta de doses foi ampliada a toda a população nas últimas duas semanas.
A SMS explica que, durante todo o tempo, disponibilizou estoques suficientes para atender a parcela da população que integra os grupos prioritários. Porém, com a baixa adesão, a imunização foi ampliada aos demais públicos, sempre preservando as faixas etárias destacadas pelo governo federal. “É natural que, depois de tanto tempo, tenhamos o esgotamento das doses”, explica a nota da secretaria.
Nesta semana, a prefeitura informou que, mesmo com o fim da campanha, manterá a imunização contra a doença até o fim dos estoques.
Até agora, 76,25% das pessoas que integram os grupos prioritários foram vacinadas em Porto Alegre. Já no Estado, o montante chegou a 80,8%.