Depois de registrar cancelamento de 30% das reservas, os hotéis de Gramado começaram a recuperar a clientela para o feriadão de Corpus Christi. O movimento vinha sendo afetado pela greve dos caminhoneiros. Desde a quarta-feira (30), parte dos clientes volta atrás e refaz as reservas, conforme Fernando Boscardin, presidente do SindiTur/Serra Gaúcha. A entidade representa hotéis e restaurantes da Região das Hortênsias. De acordo com Boscardin, os hotéis estão preparados para receber os turistas, apesar das dificuldades de abastecimento dos últimos dias.
A Serra não tem mais nenhum ponto com mobilização de caminhoneiros e os postos de combustível começaram a receber gasolina. Em Gramado, segundo a prefeitura, quatro estabelecimentos tinham combustível nesta manhã.
Na avaliação de Boscardin, esses fatores, junto com o reabastecimento em todo o país, contribuem para a reversão dos cancelamentos. Apesar disso, Gramado ainda tem muitos leitos disponíveis para os próximos dias.
Segundo o SindTur, as empresas que fazem o traslado de Porto Alegre para Gramado operam normalmente. Como esta quinta não é feriado na cidade da Serra, comércio e restaurantes funcionam. Segundo a prefeitura, a coleta de lixo e a rede de saúde estão regulares.