Pelo menos 16 postos (veja abaixo) de Caxias do Sul e um de Farroupilha receberam combustível na tarde desta quarta-feira (30). O produto chegou por volta das 15h30min em um comboio que saiu da cidade às 6h com destino à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas.
O transporte foi planejado ao longo de toda a terça-feira (29) entre a Brigada Militar (BM) e o Sindipetro, sindicato que representa os postos. A prioridade era garantir a retomada do abastecimento em Caxias do Sul para, em seguida, estender o fornecimento a outras cidades da Serra.
Somadas, as revendas receberam 500 mil litros de combustível. Para que o serviço seja normalizado nos 98 postos da cidade, porém, é preciso que haja novos carregamentos nos próximos dias. A BM chegou a planejar novos comboios para buscar combustível mas, ao longo da quarta-feira, os manifestantes começaram a encerrar os pontos de concentração nas rodovias em todo o Estado.
— A partir deste carregamento, a expectativa é que tudo esteja normalizado entre sexta à tarde ou sábado pela manhã. Tínhamos que ter o cuidado sobre como trazer o combustível. Tinha interesse do revendedor, mas ele tinha medo — afirma o presidente do Sindipetro, Eduardo Martins.
O Sindicato e a BM pedem também que a população evite uma corrida aos postos para evitar filas. Na manhã desta quarta, seis revendas da cidade tinham gasolina para vender, mas os motoristas fizeram filas até mesmo em estabelecimentos que ainda estavam fechados. Até que a situação se normalize, o abastecimento vai continuar limitado a R$ 100 por pessoa.
— Acreditamos que a partir de hoje a situação vai mudar para melhor — destaca Ribas.
Um mês para normalizar supermercados
O presidente do Sindigêneros, sindicato que reúne os supermercados de Caxias do Sul, Eduardo Slomp, estima que a normalização no abastecimento dos estabelecimentos da cidade leve até um mês. Apesar disso, os proprietários estão adotando estratégias para que a população não sinta os efeitos da greve. O sindicato afirma ainda que não há necessidade de estocar alimentos e pede à população cautela na hora da compra para que todos possam ter acesso aos produtos que precisam. Os supermercados de Caxias abrem neste feriado de Corpus Christi.
Postos que receberam combustível*
Posto Onzi - Perimetral Bruno Segalla, 1308 - São Leopoldo
Posto Onzi - Rua Moreira Cesar, 1920 - Pio X
Posto Onzi - Rua Cristiano Ramos de Oliveira, 477 - Desvio Rizzo
Posto Petrotech - Perimetral Ruben Bento Alves, 4319 - São José
Posto BZS - Rua Sinimbu, 929 - Centro
Posto Comboio - Rua Pinheiro Machado, 1465 - Centro
Posto Comboio - Av. Júlio de Castilhos, 3221 - Cinquentenário
Posto Comboio - Perimetral Ruben Bento Alves, 5023
Posto RT - Rua Tronca, 683 - Nossa Senhora de Lourdes
Posto Tirol - BR 116, 2570 - Cruzeiro
Posto Imigrante - BR 116, 242 - Cruzeiro
Posto Capoani - BR 116 Km 147, 15577 - São Ciro
Posto Capoani - Rua Jacob Luchesi, 3843 - Santa Lúcia
Posto Capoani - Rua Conde D'Eu, 1962 - Bela Vista
Posto Coocaver - Rua Cristóforo Randon, 887 - Marechal Floriano
Posto Pinheiro - BR 116, Km 147, 15800 - São Ciro
Posto Benvenutti - Rua Julio de Castilho, 1500 - Centro, Farroupilha
*Outros postos, com as quais o Sindipetro não tem contato, também receberam combustível, embora não estejam na lista. O total estimado pelo sindicato e pela BM chega a 20 postos.