Após o contrato com a empresa encarregada pelo estacionamento rotativo na área central de Carlos Barbosa ter encerrado no final de 2017, o sistema será retomado na próxima semana. A prefeitura fez uma nova licitação em janeiro. A empresa vencedora está na fase de instalação dos parquímetros e das placas de sinalização, após a pintura que vai demarcar as ruas.
Segundo o titular da Secretaria de Segurança e Trânsito, Grandemelo Rodrigues dos Santos, se não chover nos próximos dias, os novos equipamentos estarão em funcionamento a partir do dia 4 de abril.
Uma das novidades do sistema será a possibilidade de pagamento nos equipamentos com cartão de crédito ou débito, além das moedas. Haverá também o pagamento por meio de um aplicativo para smatphones. Cartões recarregáveis poderão ser adquiridos em estabelecimentos comerciais conveniados com a empresa que opera o sistema, ou ainda por meio de mensagem de texto e de um telefone que será disponibilizado.
Com o novo contrato, a prefeitura não irá mais ter despesas com o estacionamento rotativo, além de receber um total de 10% do valor bruto arrecadado pela empresa contratada. Deste total, 15% será destinado para projetos e fundos de educação e o restante será revertido para melhorias do trânsito na cidade.
Neste primeiro momento, o contrato, que tem duração de 10 anos, cobrirá uma área de 600 vagas com oito parquímetros. Este número pode aumentar, já que existe uma lei municipal que possibilita cobertura de mais ruas pelo sistema.
O valor do estacionamento também terá mudança. Ele subirá dos R$ 0,75 a cada meia hora, cobrados até o final do ano passado, para R$ 0,80.