A redução da área urbana de Caxias do Sul, no limite com Farroupilha, foi um dos temas levantados nas reuniões que a Câmara de Vereadores tem realizado para debater as mudanças no Plano Diretor. Até agora, foram realizados dois encontros: na União das Associações de Bairros (UAB), no último sábado (10), e na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), nesta quarta (14).
De acordo com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), vereador Édio Elói Frizzo (PSB), a proposta do Executivo de redução da área urbana no limite com Farroupilha gerou debate porque construções têm ocorrido na região com cada vez mais frequência.
Outro assunto levantado foram as reduções dos chamado índices construtivos em determinadas zonas imobiliárias. A mudança faz com que a área permitida para construção em um terreno seja menor do que o atual.
— É um assunto polêmico porque as regras estavam consolidadas desde 1997 — avalia Frizzo.
Os loteamentos irregulares e permissão de pequenas atividades industriais em áreas de bacias de captação, especialmente a do Maestra, também foram assuntos levantados pelos participantes. No encontro da CIC, houve ainda discussão quanto à possível limitação em 10 andares a altura de prédios no bairro Petrópolis. A região, no entanto, já conta com prédios mais altos.
Outras três reuniões estão previstas para debater o novo Plano Diretor. A próxima é nesta quinta (15), às 19h, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul (Seaaq). A entidade fica na Rua Do Guia Lopes, no centro. As outras serão na Linha 40, no próximo dia 21, e em Fazenda Souza, no dia 28.
De acordo com Frizzo, as reuniões consistem na apresentação das mudanças propostas pelo Executivo. Em seguida, o espaço é aberto para discussões entre os participantes.