A proposta do Novo Plano Diretor de Caxias do Sul prevê novos parâmetros para o porte de indústrias na cidade. O projeto de lei foi entregue nesta quinta-feira (15) pelo prefeito Daniel Guerra (PRB) ao presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Gremelmaier.
De acordo com a prefeitura, a alteração vai permitir a ampliação das plantas industriais existentes, além da atração de empresas maiores e em mais áreas da cidade. O texto elaborado pelo município também prevê mudanças na densidade dos zoneamentos e redução do perímetro urbano. O objetivo, segundo a prefeitura, é direcionar os investimentos para as áreas de maior demanda. Já os prédios terão limitação de altura dependendo do ponto da cidade, caso a proposta seja aprovada sem alterações.
O novo Plano Diretor começou a ser discutido em fevereiro pela Secretaria de Planejamento. Ao todo foram realizadas pelo menos 80 reuniões com entidades e outras 11 reuniões com a comunidade, que tiveram a participação de 752 pessoas.
A legislação federal determina que o Plano Diretor seja atualizado a cada 10 anos. O plano em vigor em Caxias foi aprovado em 2007, por isso, a nova versão deveria ter sido votada ainda neste ano. Como nesta quinta-feira (14) foi a última sessão ordinária do ano, a apreciação será realizada em 2018.
De acordo com o vereador Elói Frizzo (PSB), presidente da comissão que vai discutir o tema, novas audiências públicas devem ser realizadas antes da votação.