Atingido pelas costas, um ciclista de 36 anos morreu atropelado na manhã desta terça-feira (13) na RS-153, em Passo Fundo, no norte do Estado. A vítima foi identificada como Jonatas da Fonseca Conterno, médico oncologista que trabalhava no Hospital da Cidade de Passo Fundo desde 24 de fevereiro de 2016. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Conterno pedalava às margens da rodovia, nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, quando foi atingido por um carro em alta velocidade. O motorista fugiu sem prestar socorro. O médico morreu no local.
Trinta minutos depois da colisão, por volta das 9h, um homem foi preso pelo Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar no bairro Nenê Graeff, também em Passo Fundo, após bater o Fiat Brava que conduzia contra o portão de uma casa. Há suspeita de que seja o mesmo motorista envolvido no atropelamento. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo para prestar depoimento.
Em sua conta no Facebook, o hospital publicou nota dizendo se solidarizar "aos familiares, amigos, corpo clínico e demais profissionais" que atuaram com o médico.
"Dr. Jonatas Conterno sempre exerceu sua função com excelência e ética, deixando para todas as equipes um exemplo de dedicação e profissionalismo". O velório começou às 18h no Cemitério Memorial Vera Cruz.
Colega de Conterno na casa de saúde, Rogério Machado Teixeira conta que o ciclista deixa a mulher, também médica, e um filho de cinco meses.
— Estavam muito felizes. São duas pessoas extremamente humanitárias. Ele conseguiu a simpatia de todos pela própria simpatia. Fazia questão de dar bom dia, apertar a mão. Tinha essa simpatia como referência. Era muito respeitado pelos profissionais.
Natural de Porto Alegre, Conterno teria deixado a Capital há cerca de três anos por conta da violência. No Norte, passou a integrar um grupo de ciclistas. Costumava pedalar acompanhado do sogro.
— Desta vez, parece que o sogro se atrasou e ele decidiu ir na frente. Quem viu, disse que foi uma cena duríssima quando o sogro, que vinha atrás, pedalando rápido para alcançá-lo, encontrou com ele morto.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Conterno concluiu Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Pompéia de Caxias do Sul (2013) e Residência em Cancerologia Cirúrgica no Hospital Santa Rita (2016), integrante do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Também pelo Facebook, o grupo Bike Light, manifestou "profunda tristeza pela perda do amigo Jonatas Conterno. Os ciclistas de Passo Fundo estão de luto. Pouco a falar, muito a lamentar", diz o comunicado.
Um dos integrantes usou seu perfil para demonstrar indignação pela morte precoce do amigo:
"Realmente lamentável a pessoa sair para praticar seu esporte, dentro da lei, e ter a vida tirada por um irresponsável. Enquanto não houver mais leis implacáveis, enquanto não houver conscientização, continuaremos a ter mais filhos órfãos, vítimas de bêbados sem noção, que sabem que escaparão barato".
A delegada Daniela Mineto disse que o suspeito, identificado como Manoel Fernandes, 30 anos, permaneceu em silêncio durante o interrogatório e negou-se a fazer o teste do bafômetro, recursos que não impediram sua prisão.
— Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional por homicídio culposo e embriaguez ao voltante. A presença de álcool no sangue foi atestada por uma médica-legista — esclareceu a delegada.